Livro promove inclusão de deficientes visuais
Um livro para ajudar a aperfeiçoar o trabalho de docentes que trabalham com alunos que possuem deficiência visual. Esse é o principal objetivo de “Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física”. A obra resulta de um estudo de pós-doutorado do professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Ilha Solteira Eder Pires de Camargo, com supervisão do também professor Roberto Nardi, da Unesp de Bauru.
De acordo com matéria publicada pelo portal Catraca Livre, na publicação, que recebeu o apoio da Fapesp, foram analisados “contextos comunicacionais, adequados ou não, para processos de ensino e aprendizagem de física, onde estavam inseridos alunos com e sem deficiência visual”. Camargo estudou os conhecimentos que professores do ensino médio devem ter para que haja a inclusão social de alunos com deficiência visual em atividades educacionais.
O estudo, portanto, indica que a visão não limita a compreensão de diversos conceitos físicos e também aponta aqueles que necessitam para completo entendimento. O livro traz ainda “uma série de conhecimentos inerentes dos conceitos e fenômenos físicos e da deficiência visual que se fazem necessários para que alunos cegos ou com baixa visão participem, de forma efetiva, das aulas de física”, além de propor atividades desenvolvidas pelos futuros professores.