Conheça o Notegraphy, o “Instagram dos livros”
Gostou de uma citação, frase ou passagem de alguma obra e quer compartilhá-la? Pois agora isso é possível, e com muito estilo. A ideia da start-up espanhola Notegraphy é ser justamente o “Instagram dos textos”. Lançado na semana passada, na última segunda-feira (30), o aplicativo permite aos usuários personalizar as notas de texto, sem limitação de tamanho, a partir de opções variadas de recursos (no estilo dos filtros do Instagram) criados por 13 designers, até o momento. De acordo com matéria publicada pelo jornal O Globo, a ferramenta conseguiu ainda um aliado de peso em sua divulgação: o escritor Paulo Coelho.
O Notegrapy funciona da seguinte forma: o usuário escreve a nota, escolhe um dos estilos disponíveis e compartilha nas redes sociais. O aplicativo oferece a possibilidade de determinar o visual da letra capitular, a cor de fundo, as bordas, entre outras opções. Ainda é possível seguir outros usuários e comentar suas postagens, classificando os textos em até sete categorias, que vão de engraçado e inspirador até útil, de acordo com a reportagem.
O brasileiro Raphael Montenegro, de 25 anos, responsável pelo marketing da ferramenta, afirma que o objetivo do aplicativo é tornar “interessante também aos olhos” o conteúdo em formato de texto. Por enquanto, o Notegraphy está disponível apenas para o iOS (de iPhone e iPad) e na web, porém, Montenegro garante que já está sendo desenvolvida a versão para Android e que eles estão trabalhando ainda na inclusão de redes sociais como o próprio Instagram Google+ como opção de compartilhamento. Atualmente, ao serem compartilhadas no Facebook, as notas aparecem da ferramenta aparecem como um link, direcionando para o site do aplicativo. Mas, para o futuro, explica Montenegro ao jornal O Globo, a previsão é que surjam nos feed de notícias como uma imagem.
Para ratificar a credibilidade do Notegraphy, seus idealizadores buscaram o apoio de artistas renomados, sendo o primeiro deles o escritor Paulo Coelho, que aceitou testar o aplicativo ainda em formato beta. Até hoje, o escrito já publicou uma série de notas de seus livros (em inglês, português e francês) e alguns até compartilhou no Facebook. Coelho não é pago para usar a ferramenta e foi procurado pela empresa devido à sua projeção internacional.
“O Paulo ficou muito interessado na ferramenta porque ela permite a postagem de textos longos. Ele próprio administra todas suas comunidades sociais, e a Notegaphy permite criar e-cards bonitos e diferentes de uma maneira fácil. Mas ele ficou mais interessado no fato de poder publicar textos extensos”, diz Anna Galdón, da agência literária Sant Jordi Asociados, que representa o autor, informou a publicação.