Geral,  Notícias

Livro bate valor recorde de U$ 14 mi em leilão

TIMOTHY CLARY/AFP
TIMOTHY CLARY/AFP

A tradução dos salmos bíblicos The Bay Psalm Book, o primeiro livro impresso nos Estados Unidos, se tornou o livro mais caro da história ao ser arrematado pelo valor recorde de quase U$ 14,2 milhões de dólares, em um leilão da Casa Sotheby’s de Nova York. As informações são da EXAME.

Impressa em 1640, por peregrinos em Cambridge, Massachusetts, a obra teve lances iniciais de U$ 6 milhões, chegando em poucos minutos ao valor final de U$ 14,165  milhões, oferecido pelo magnata e filântropo americano David Rubenstein, fundador do grupo de investimentos Carlyle. Segundo a reportagem, o leiloeiro David Redden informou que a ideia de Rubenstein é disponibilizar o livro ao público americano, emprestando-o a várias bibliotecas do país.

Ao todo, a edição de 1640 de The Bay Psalm Book teve 1.700 cópias impressas, mas apenas 11 exemplares resistiram, até hoje. O recorde anterior de um livro arrematado em um leilão era de U$ 11,5 milhões, em 2010, pela primeira edição de Oiseaux d’Amérique, do naturalista americano de origem francesa Jean-Jacques Audubon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *