Aprenda sobre o processo gráfico do livro
Workshop ministrado por Aline Vailli, da Cosac Naify, no Rio, aborda os conceitos e práticas da produção gráfica
Você é daqueles(as) que se apaixona pelo livro não apenas pela história, mas pelo “pacote completo”? Desde a capa até o acabamento, o cuidado com o título que ficará orgulhosamente exposto nas estantes, tudo isso conta, e muito. E são os produtores gráficos que detêm essa árdua e importante tarefa de transformar os livros naquele nosso objeto de desejo compulsivo. E para mostrar todo esse processo de produção, além de falar de maneira aprofundada sobre as funções do profissional dessa área, a produtora gráfica Aline Vailli, Cosac Naify, ministra no dia 30 de abril (sábado), no Rio, um workshop sobre produção gráfica editorial, na Miami Ad School da ESPM, no centro da cidade.
Promovido pelo Comoequetalá, de Brasília, o evento – o primeiro do grupo em terras cariocas -, o curso vai abordar desde o desenvolvimento do projeto do livro, até as suas etapas de produção: pré-impressão, impressão e acabamento. Haverá ainda duas aulas teóricas, com apresentação de modelos e exemplos de livros, bem como uma visita à gráfica Holográfica.
“A produção gráfica tem uma grande importância dentro do processo de criação e editoração de um livro”, afirmou Aline ao Vai Lendo. “É a produção gráfica que responde aos pontos mais técnicos do processo de criação. É ela quem auxilia aos designers e diagramadores quanto à viabilidade de produção daquilo que está sendo desenhado. Além disso, também é a parte responsável pelas pesquisas e desenvolvimentos ligadas ao objeto/produto gráfico em si, como pesquisas de papel, novos recursos gráficos de pré-impressão, impressão e acabamento”.
Para aqueles que limitam a produção gráfica apenas ao desenvolvimento da capa do livro, Aline ressaltou que, ainda que essa “primeira impressão” seja, de fato, uma parte imprescindível, ela precisa estar associada de todo o processo, incluindo, até mesmo, a escolha do papel, para garantir uma experiência positiva em sua totalidade para o leitor.
“A capa de um livro sempre é uma parte muito importante do projeto todo, seja para o designer como também para o produtor gráfico”, garantiu. “É a ‘primeira impressão’ de um livro. Mas ela precisa estar acompanhada de uma boa produção e da execução do miolo do livro, por exemplo, que precisa estar impresso num papel que seja adequado ao conteúdo. Outro ponto muito importante do processo são os acabamentos do livro, que, quando feitos de forma certa, têm grande ajuda para o leitor no momento de sua leitura e consulta”.
Aline também apontou que o avanço da internet somou à função, em termos de praticidade e de inovação, e destacou ainda o apoio das redes sociais no que diz respeito ao trabalho da produção gráfica, que ajudam a divulgar o trabalho, atraindo o interesse dos leitores pelo processo como um todo.
“Assim como as tecnologias virtuais avançam, isso também acontece com as tecnologias relacionadas à produção do livro fisicamente, sejam elas em termos de novos softwares que otimizam e oferecem mais qualidade à impressão e ao acabamento, quanto máquinas mais desenvolvidas que são utilizadas com esse mesmo objetivo”, explicou. “As redes sociais podem ajudar muito na divulgação das etapas de produção de um material impresso, tornando os leitores/consumidores mais curiosos com o produto final, tendo acompanhado o seu processo produtivo, mesmo que virtualmente”.
Serviço:
1 – Produção gráfica I: a função do produtor gráfico dentro do processo produtivo do livro, partes do livro, etapas de produção
2 – Visita à gráfica Holográfica
Inscrições