Curso ‘Formação de Editores II’ desbrava o mercado editorial
Curso será ministrado por Michelle Strzoda, da Babilonia Cultura Editorial, neste sábado, dia 18, na Estação das Letras
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no negócio do livro? Mas de tudo mesmo? Desde a sua concepção até o público-alvo? Se você, assim como nós, não é apenas um(a) leitor(a) aficionado(a), mas um(a) apaixonado(a) pelo mercado editorial, não pode perder a chance de desbravar o setor e todas as suas nuances, bem como identificar as funções e responsabilidades dos profissionais da área. Ou seja, toda a engrenagem editorial. E a hora é agora com o curso Formação de Editores II – Conteúdo editorial: Capacitação do processo da confecção de livros desde concepção ao público-alvo, que será realizado neste sábado, dia 18, das 10h às 17h, na Estação das Letras, na Zona Sul do Rio.
Ministrado por Michelle Strzoda, diretora editorial da Babilonia Cultura Editorial, abrange as pontas da gestão editorial – as mais variadas atribuições de um editor -, além do mercado editorial como um todo, incluindo mercado livreiro e mercado gráfico, ajudando a identificar os parceiros adequados para cada projeto. Para Michelle, profissionais e empreendimentos culturais e editoriais que “não investem em inovação, componentes criativos e revisão constante de seus modelos de negócio” ficam estagnados. Por isso mesmo, o curso irá focar na produção de conteúdo relevante.
“O desafio está justamente na produção de conteúdo relevante, que desperte interesse e necessidade de consumo em seu público-alvo e, sobretudo, na formação de leitores”, explicou ela ao Vai Lendo. “O mercado de livros, hoje, é muito dinâmico, trabalha com gestores e produtores terceirizados, com start ups e empreendedores criativos. Exige-se do profissional editorial contemporâneo versatilidade, ousadia, personalidade e profissionalismo em diferentes frentes. Dados informam que o setor da Cultura movimenta mais trabalhos hoje do que a indústria automobilística. O conteudista é um profissional hiperdisputado hoje, pois une habilidades de produção editorial, informação e marketing. Talvez seja o profissional que melhor represente o editor contemporâneo, o profissional do livro estratégico hoje, pela amplitude e estratégia que sua atividade demanda”.
Contudo, Michelle também ressaltou a importância de filtrar esse conteúdo, buscando a qualidade e não a quantidade – conceito que a internet praticamente impôs, atualmente. O curso “Formação de Editores II”, por sua vez, pretende trabalhar em cima desse discernimento para que os profissionais possam surpreender o público.
“O conteudista – que pode ser um jornalista, editor, publicitário, profissional de letras, humanas ou marketing, ou até de formação administrativa, a depender do perfil do empreendimento que atende – necessita trabalhar nesse sentido, com agilidade, mas sem perda de qualidade e foco do negócio”, destacou. “Quem entra no mercado de livros – ou passa por um momento de reciclagem, reposicionamento profissional – precisa pensar fora da caixinha e tratar o livro de forma sustentável, criativa. O curso perpassa temas como as festas e feiras do mercado, o digital e as redes sociais, as peculiaridades de perfis de autoria e edição, posicionamento de marca, de catálogo, necessidades distintas para projetos dos mais simples aos mais complexos, cases nacionais e estrangeiros. O público é chave-mestra para se pensar em conteúdo: tanto o editor quanto o autor precisam saber com quem querem falar. O leitor é soberano hoje e requer total atenção e protagonismo. Precisa ser surpreendido. O projeto todo deve ser feito em função disso, ou o resultado tende a ser um fracasso”.
Nós, do Vai Lendo, já tivemos a oportunidade de fazer parte de uma turma da Michelle, no curso de Economia Criativa em Cultura Editorial e, por experiência própria, garantimos que as aulas nós ajudaram – e muito – a ampliar a nossa visão não apenas de mercado, mas desse vasto universo literário, e a vislumbrar novos horizontes.
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