Dentro da História oferece experiência de protagonismo às crianças
Com a Dentro da História, os pequenos leitores criam o seu próprio personagem e vivem a leitura de maneira interativa e divertida
Quem nunca se imaginou como o herói, a princesa, o mago, os mocinhos do seu livro favorito? Quando crianças, principalmente, viajávamos através das páginas, vivendo aventuras, fantasias e romances imaginários. E se agora, de fato, pudéssemos fazer parte dessas histórias que tanto adoramos? Como seria se realmente tivéssemos uma participação direta e pudéssemos viver essa experiência quase mágica? Para alegria da nova geração de leitores, é isso que a editora online Dentro da História proporciona.
Com a Dentro da História, os pequenos leitores têm a chance de se tornarem personagens da turminha mais amada por inúmeras gerações, a Turma da Mônica, e participarem também do Show da Luna!. A ideia é justamente transformar a criança no protagonista dessas histórias, num formato totalmente interativo e acessível. E a aventura começa já na hora de criar o personagem com as suas próprias características. Para Flavio Aguiar, diretor e um dos criadores da Dentro da História, esse formato não apenas auxilia no desenvolvimento dos pequenos, mas aproxima as famílias e principalmente estimula o hábito de ler nas crianças.
“Nós nos identificamos muito mais com as coisas que são sob medida, feitas especialmente para a gente!”, explicou Flavio ao Vai Lendo. “Isso é mais forte nas crianças. Em toda a história, seja em livros ou mesmo em filmes, a criança sempre se coloca dentro da história. Ela se imagina sendo cada um dos personagens envolvidos nos contos. Agora, ela consegue realmente se ver como protagonista dessa história, e isso tem um impacto super positivo no seu desenvolvimento. Quando trabalhamos a inserção de elementos lúdicos com o conceito de personalização, temos uma maior retenção de conhecimento. Mas vamos muito além disso. Nossos livros são maneiras de estreitar o vínculo familiar. Recebemos diversos comentários e feedback de pais que dizem que seus filhos pedem para que eles leiam o livro toda noite antes de dormir! É algo que encantador”.
Numa época em que a tecnologia impera e inúmeras distrações estão apenas a um clique, fala-se muito em como formar novos leitores. A ideia da navegação intuitiva da Dentro da História é justamente para ajudar as crianças a se identificarem com essas histórias e consequentemente se interessarem pelos livros. Mostrando que a literatura e a tecnologia podem, sim, conviver em harmonia, o Dentro da História também é voltado para os pais e educadores, uma vez que a leitura – além do exemplo que precisa vir de casa – tem que ser trabalhada de maneira leve e divertida nas escolas. Por isso mesmo, os livros personalizados ainda trazem atividades pedagógicas, potencializando o aprendizado.
“A Dentro da História é uma das inovações que ajudam nessa formação de novos leitores”, ressaltou Flavio. “Os pais e os tutores são agentes ativos desse processo de estimular a cultura da leitura, da busca pelo conhecimento, e as formas inovadoras ajudam a despertar ainda mais interesse por parte das crianças. As principais habilidades do processo de aprendizagem do século 21, sob a ótica da vida e da carreira, incluem: criatividade, iniciativa, responsabilidade, liderança, adaptabilidade…. Ou seja, tudo isso nós trabalhamos nos nossos livros. Sabemos do impacto positivo nas crianças”.
E é claro que todo o conteúdo é devidamente pensado com bastante cuidado por um time de curadores formado por empreendedores, designers, professores, nerds e profissionais de comunicação. Tudo com o objetivo de ajudar as crianças nesse processo de socialização e identificação. A escolha da Turma da Mônica e do Show da Luna!, portanto, não foi aleatória. Aliás, foi uma escolha muito bem acertada, diga-se de passagem, valorizando o talento e a cultura nacional.
“Tanto a Turma da Mônica, quanto O Show da Luna! são criações de brasileiros”, exaltou Flávio. “Esse prestígio, para nós, é algo muito importante. Uma das nossas missões também é valorizar cada pequeno brasileirinho e mostrar para ele que temos coisas boas, de qualidade, e admiráveis por todo o mundo. Todas as histórias são pensadas e desenvolvidas com o único foco de que a criança é a personagem principal da nossa história. Desde os programadores, até analistas, pedagogos, professores, pesquisadores… Há um time dedicado a pensar no que há de melhor e mais inovador para as crianças. O resultado disso são os produtos lançados e muitas outras coisas que estamos desenvolvendo”.
Contrariando o senso comum, Flávio não vê a internet como inimiga da leitura, pelo contrário. Ele apontou toda essa diversidade como aliada, justamente por tornar tudo mais acessível para as novas gerações. Ele também destacou que, o fato de a criança ter a opção de escolher a sua história, criar o seu personagem de acordo com as próprias características e recebê-lo impresso em casa, depois, torna tudo ainda mais divertido e transforma a experiência da leitura em algo único e muito especial.
“A internet e o digital impactaram todos os setores da economia, todas as indústrias”, afirmou ele. “E isso é super positivo, pois nunca se leu tanto quanto hoje. Nunca houve tanto acervo ou exposição a conteúdo como hoje, mas fazemos de maneira diferente, em plataformas diferentes. Os livros digitais, tablets e e-readers difundem esse interesse. As plataformas e redes sociais potencializam! Existem inúmeros grupos e comunidades sobre leitura, troca de experiências etc. A união dos elementos lúdicos com o conceito de personalização, por exemplo, é poderosa. No caso da Dentro da História, a criança, como protagonista da história, tem suas características de liderança e empreendedorismo realçadas, assim como sua criatividade também é estimulada. Isso deixa o processo de aprendizado a leitura muito mais divertido”.
Se os seus pequenos leitores não veem a hora de viver as suas próprias histórias, é só acessar o site e deixar que a imaginação e a criatividade façam o resto. E, para os nossos leitores, a Dentro da História oferece um voucher exclusivo de 10% de desconto! É só colocar na tela de pagamento VAILENDO10 e se divertir!
Um comentário
Vinícius
Bom