Conhecendo a série ‘Para Todos os Garotos que Já Amei’
No primeiro texto da Semana Especial da série de livros escrita por Jenny Han e publicada aqui no Brasil pela Intrínseca, a gente fala um pouco do porquê de esses livros terem mexido tanto com a gente e ganhado um lugar nos nossos corações
Sabe aquela série que chega de mansinho e, sem perceber, te deixa com um sorriso no rosto e o coração bem aquecido? Jenny Han faz isso com a gente através de Lara Jean, protagonista das obras Para Todos os Garotos que Já Amei, P.S.: Ainda Amo Você e Agora e Para Sempre, Lara Jean, todos publicados pela Intrínseca. E, aproveitando o Dia dos Namorados, o Vai Lendo não poderia deixar de participar da semana especial sobre a série promovida pela editora. Não apenas para celebrar a data, mas principalmente por esses livros que falam sobre amizade, família, tradições, aprendizado, amadurecimento e, claro, amor. Muito amor.
Neste primeiro texto, vou falar um pouquinho sobre os três títulos e o mais me marcou em cada um deles. Apesar de ser uma tarefa difícil – porque eu realmente gostei MUITO de todos eles e praticamente por tudo o que eles representam -, tentarei fazê-la com o mesmo carinho e cuidado com os quais Jenny perceptivelmente os escreveu. Uma das coisas que mais me impressionaram nas histórias foi a narrativa. A escrita leve, delicada e sensível da autora, que nos envolve de uma maneira tão doce quanto as receitas criadas por Lara Jean. Todos os temas abordados nas três obras foram desenvolvidos de maneira sutil e divertida, através de personagens extremamente verdadeiros e cativantes. Nossa, que saudade de todos eles, já!
Tudo começa em Para Todos os Garotos que Já Amei, quando as cartas que Lara Jean escreveu, porém nunca mandou, para os cinco garotos que ela – claro – já amou são misteriosamente encaminhadas para os seus respectivos destinatários. A partir daí, ela vai precisar lidar diretamente com os seus próprios sentimentos e com os desdobramentos dessas revelações, ao mesmo tempo em que enfrenta toda aquela fase um tanto quanto insegura e cheia de receios do ensino médio e as suas questões familiares. Aliás, a família de Lara Jean é a cereja do bolo. Filha de pai americano e mãe coreana, Lara Jean vive com o seu amoroso e esforçado pai viúvo, sua irmã mais velha, Margot, e Kitty, a precoce caçula. Com Margot indo estudar fora do país, cabe a Lara Jean ser a referência feminina para Kitty, além de dividir as responsabilidades da casa com o pai. É muito interessante aprender mais sobre os costumes coreanos e perceber a preocupação de Jenny de deixar tudo isso muito claro e com um papel muito importante na formação e no caráter das personagens. É lindo! Neste primeiro livro, conhecemos Lara Jean ainda como uma adolescência bastante ingênua, indecisa e ainda inexperiente. Mas é tão emocionante acompanhar o desenrolar da trama justamente por causa disso! Todo aquela drama e confusões amorosos. É neste livro também que nos apaixonamos junto com a protagonista. Tanto por Peter quanto por Josh. Haja coração!
Já em P.S.: Ainda Amo Você, Lara Jean agora precisa, de fato, se adaptar a uma nova fase de sua vida estando, pela primeira vez, num relacionamento sério. Não irei me estender muito sobre a trama e nem revelar quem é o felizardo para não estragar o prazer de quem ainda não conhece essa série (gente, assim que acabarem esse texto, sugiro que corram para conhecer a Lara Jean e todo mundo! Conselho de amiga!). Nesta continuação podemos ver claramente como Jenny nos prepara para a transição de Lara Jean. E que divertido é reviver essa fase com ela, seus amigos e família. E, claro, como toda adolescente, Lara Jean também se vê confrontada e dividida e precisa aprender a ouvir o seu próprio coração e a enfrentar os seus medos. Gente, é tão emocionante! Eu ADORO um triângulo amoroso (sou uma romântica incurável, fazer o quê?). E, mais uma vez, a dinâmica da família de Lara Jean é das coisas mais bonitas e verdadeiras que já li. De verdade. Já falei que eu adorei a escrita da Jenny? Já? Bom, então eu falo de novo. E este livro também nos traz mais personagens igualmente carismáticos (Stormy e John, seus lindos!).
Finalmente, em Agora e Para Sempre, Lara Jean, é chegado o momento de a nossa querida protagonista crescer e dar novos passos. O fim do ensino médio, a ida para a faculdade e a dificuldade de dizer adeus e começar uma nova etapa da vida. Quem nunca, né? Acho que esse é o ponto de tudo. O que Jenny escreve é tão plausível, tão real. Eu realmente me identifiquei – e muito – com Lara Jean. Amores, perdas, decisões. Tudo isso faz parte da vida de todos, mas foi incrível reviver vários momentos e fases ao lado dessa personagem tão querida. E também de tantos outros. Esse livro, em particular, mexeu bastante comigo por inúmeros motivos. Acho que principalmente por ser uma “despedida” no geral. E, olha, foi difícil me despedir dessa série. Eu queria mais. Queria ir para a faculdade com Lara Jean, fazer doces com ela e suas irmãs e visitar aquela casa tão cheia de amor, proteção e momentos inesquecíveis.
Enfim, já me estendi demais, mas eu me empolgo falando de livros, principalmente daqueles que me marcam. E essa série, como vocês já devem ter percebido, me marcou. Eu ri com Lara Jean, me emocionei (MUITO, diga-se de passagem, e passei vergonha no transporte público), me apaixonei e voltei no tempo. Lara Jean é uma personagem inesquecível. Cheia de personalidade, ternura e de uma leveza que traz um alento à leitura. Por favor, leiam e a conheçam!!
3 Comentários
Rosi Pantoja
Oi! Vi o filme e me interessei em ler os livros (devo confessar que é a parte que mais gosto), vim aqui para saber a ordem dos livros e amei como você os apresentou, falou tudo na medida, sem revelar demais e nos deixando com vontade de ler a série o mais rápido possível. Vou tentar aproveitar cada linha com paciência para que ao final o prazer pela boa leitura seja maior que o sentimento de tristeza da despedida. (Ainda bem que os livros podem ser revisitados sempre que a saudade bater). Obrigada e até a próxima!
Vai Lendo
Oie, Rosi!
Muito obrigada pelo comentário!!
Fico feliz de saber que ajudei, de alguma forma. 🙂
Tenho certeza de que vai amar a história de Lara Jean!! É uma delícia!! A gente realmente sonha junto com ela.
E, com certeza, você vai querer terminar logo, mas também vai fazer a leitura durar o máximo possível para não se despedir de personagens tão queridos!! <3
Mas concordo plenamente com você. A melhor coisa dos livros é podermos revisitá-los sempre que bate aquela saudade, sinal de uma leitura inesquecível!!
Depois me conte o que achou!!
Beijos e muito obrigada, mais uma vez!
Pingback: