Degustando Palavras anuncia quarta temporada de dar água na boca e na mente
Série de eventos que reúne arte, literatura e gastronomia volta para uma mais uma edição com novidades e um jantar literário mais do que especial
Em time que está ganhando não se mexe, já diria o ditado. Se o tempero deu certo, então, a gente mantém a receita e segue o caldo. Para alegria e satisfação gastronômica geral, o Degustando Palavras, série de eventos que reúne arte, literatura e gastronomia, anunciou recentemente a sua quarta temporada, que será realizada de 8 de maio a 11 de junho. Dentre as novidades da nova edição estão o dia e o local: agora, os encontros serão às terças, na Deli Delícia do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Preparem-se para se deliciar com e receitas e personagens já conhecidos, provarem novos sabores e redescobrirem outros nomes célebres da literatura mundial. E, mais uma vez, o Vai Lendo tem o prazer de ser um dos parceiros dessa empreitada.
O Degustando Palavras segue com a mediação da historiadora Ana Roldão e a curadoria da editora Michelle Strzoda, dupla essa que continua com a missão de surpreender os paladares e as mentes dos participantes, numa parceria que vem desde 2013. Para isso, elas reuniram um time de peso para a quarta temporada: Jane Austen, Frida Kahlo, Salvador Dalí, Maria Antonieta e Fernando Pessoa.
“A Frida e o Fernando são o nosso sucesso de público principal”, explicou Michelle ao Vai Lendo. “Esses eventos sempre lotam. Até hoje, todos os eventos sobre eles funcionaram. Frida é Frida. é imortal. Ela sempre vai ter o seu protagonismo. Os eventos sobre Fernando Pessoa são viscerais porque a Ana é portuguesa e parece que ela chegou de Portugal hoje; não parece que ela já tem 25 anos de Rio. Ela respira isso. E ela é muito passional. Quando a Ana fala de Portugal, é impossível não remeter. E, quando ela fala do Pessoa, da obra, ela fala por si. As pessoas se emocionam no evento, se envolvem. É muito bacana, interessante. Eu sou suspeita porque é um dos personagens que eu mais gosto de trabalhar, é o meu poeta preferido. A gente se transporta para Lisboa. é difícil fazer um Degustando e não colocar esses dois. Temos outros personagens queridos, mas esses dois estão no Top 5, digamos assim”.
Além de pensar em como atualizar e renovar o evento, Michelle e Ana precisam também se envolver arduamente numa pesquisa minuciosa para destrinchar a vida e as obras desses escritores, de forma que elas consigam trazer uma nova experiência não apenas literária, mas também sensorial, através da gastronomia.
“A gente apresenta um personagem sobre uma nova ótica”, afirmou Michelle. ” É muito interessante a gente descobrir ou redescobrir ou reler esses grandes nomes da literatura, artistas, grandes nomes da cultura pelo viés da gastronomia. É uma maneira maravilhosa para redescobri-los e se redescobrir também. O Degustando Palavras é isso, é resgate, memória. É a gente se autoconhecer melhor, comer melhor, entender a comida como cultura, a cultura da alimentação. Vamos abrir com Jane Austen, que tem uma legião de fãs, e já tivemos uma resposta muito interessante. Já temos inscritos nesta temporada. E há também uma novela tentando fazer uma releitura sobre a obra dela. É apaixonante, ardente, e tem muita coisa de comida relacionada à Jane Austen. Às vezes, a dificuldade não é nem relacionar o personagem à comida, mas tirar coisa. Porque tem muito material. Fazer esse recorte, essa edição no Degustando é um desafio também”.
Leia também:
Degustando Palavras: Da Vinci muito além do Louvre
“Pela primeira vez, o Degustando vai ter um jantar de palavras e de experiências sensoriais”, contou Michelle. “Este é o grande diferencial desta temporada. A gente sempre teve uma degustação surpresa nos encontros e, agora, vamos ter também um brinde de boas-vindas, tudo surpresa. As pessoas vão poder levar os cardápios para casa, tem joguinho americano. As lojas da Deli Delícia estão super equipadas. Ficamos muito felizes com o convite deles para sediar o evento. O jantar será realizado no dia 11 de junho, véspera do Dia dos Namorados. Vai ser um panorama de tudo o que falamos em cada encontro. É para aproveitar, degustar e se deliciar total”.