Startup lança ebook sobre mercado editorial
A Feira do Livro de Frankfurt, realizada na Alemanha, na semana passada, apresentou várias novidades para o mercado de livros, inclusive uma idealizada por brasileiros. Os criadores da rede social literária Widbook lançaram no evento um ebook sobre o futuro do mercado editorial no mundo. As informações são do portal “R7”.
A obra, desenvolvida em parceria com escritores como Marçal Aquino, Zuenir Ventura e Fernando Palacios, além de empreendedores, cronistas e pesquisadores internacionais, segundo a reportagem, abre o debate sobre a indústria no mundo e defende uma atualização do mercado por meio de sua plataforma de escrita e leitura.
Chamada de “Youtube dos livros”, a Widbook foi criada pelo trio Flávio Aguiar, André Campelo e Joseph Bregeiro, em junho de 2012, com o suporte do fundo W7 Brazil Capital. Como boa parte das redes sociais, a startup funciona por meio de convites. A partir do momento em que um usuário é convidado a participar, ele cria o seu perfil, podendo escrever os próprios livros ou colaborar em obras de outros autores, tornando-se coautores.
De acordo com os idealizadores do Widbook, a ferramenta não serve apenas para escritores, mas para qualquer amante de livros. A ideia é a seguinte: uma pessoa publica o seu projeto, que está sujeito às observações dos outros internautas. O autor original pode (ou não) concordar com as modificações e, caso ele aceite, o nome do usuário que comentou entra automaticamente como coautor. Ou seja, uma obra, no final, pode ser de autoria de diversas pessoas. Também é permitido seguir inspiradores e autores preferidos, bem como curtir outras obras e enviar convites a outros membros para escrever em parceria.
Atualmente, a Widbook ultrapassou a marca de 30 mil membros, sendo a maioria dos Estados Unidos, Brasil e Índia. Qualquer usuário pode compartilhar conteúdos, criticar, revisar ou editar, a partir da autorização do primeiro autor. Já são mais de 1.100 livros virtuais publicados.
Um comentário
Pingback: