Lúcia Lemos traz um novo mundo de fantasia
A escritora, ilustradora e designer é autora de ‘Aika – A Canção dos Cinco’, obra que mistura texto corrido com HQ
Mãos que escrevem, desenham, criam. Talento e criatividade de sobra para criar novos mundos e seres fantásticos com muito amor e dedicação. Com apenas 23 anos, a carioca Lúcia Lemos nos apresenta Gattai, um mundo fantástico assolado por estranhas catástrofes naturais e uma interminável guerra entre as raças que o habitam, em seu livro de estreia, Aika – A Canção dos Cinco.
Primeiro volume de uma saga, a obra foi escrita no Wattpad e venceu o prêmio The Wattys, em 2016, na categoria “Narrativa Visual”. Além do formato digital, Lúcia, que também é ilustradora e designer, decidiu imprimir o livro sozinha. Mesclando algumas de suas referências literárias em quadrinhos, ela – que desenvolveu tudo por conta própria, desde a capa, até as ilustrações e diagramação e equilibrou texto corrido com HQ – nos faz embarcar na jornada de Aika para salvar Gattai e o seu grande ídolo, enfrentar terríveis criaturas e passar no ensino médio.
“Na verdade, o livro foi um experimento”, afirmou ela em entrevista ao Vai Lendo para o projeto Vai Lendo Novos Autores/Independentes. “Este tipo de mesclagem (texto + HQ) já acontece no Japão, com um gênero chamado light-novels, porém, as histórias são mais curtas e o volume de texto é menor. Não tinha certeza se isso daria certo por aqui e com um livro de fantasia medieval. Percebi que isso atrai um público mais jovem. Já escutei pessoas mais velhas falando que livros não deveriam ter imagens (bizarro, não é?). O processo de publicar o livro foi meio turbulento, mas procurei conselhos de autores veteranos para não ter tantos prejuízos. Depois de escrito e ilustrado, postei na Amazon com a ajuda de uma diagramadora. Enquanto isso, fui tentando fazer parcerias pelo Instagram. O livro físico foi complexo, mas, como aprendi diagramação e processos gráficos na faculdade, me saí bem. Como não tive como pagar revisão profissional, algumas amigas escritoras se encarregaram da tarefa. Essa mistura que eu fiz é complexa e envolve conhecimento até de diagramação, mas, no final, fica muito interessante e divertido – principalmente para mim, que amo desenhar e escrever”.
No trabalho de Lúcia, é possível perceber o cuidado e a atenção da autora com os mínimos detalhes do seu próprio universo. O que é fundamental para o seu público, ainda mais sendo o de fantasia – bastante exigente -. Seja no site oficial, como nos contos avulsos e na elaboração de brindes, Lúcia – que também participou da Bienal do Livro Rio 2017 – ressaltou a importância de se ater aos detalhes da obra e possibilitar aos leitores novas experiências.
“Ter começado no Wattpad me fez ver o quanto o apoio do leitor é essencial – e é ótimo ser ouvido por autor querido”, declarou. “Procuro sempre mostrar algo novo ou deixá-los informados sobre a saga, até porque eles me acompanharam desde o começo. Por gratidão a eles, acho muito importante dar-lhes o máximo das minhas histórias. Minha maior preocupação tem sido balancear o conteúdo. O bom da fantasia é que posso expandir muita coisa, mostrar o que me inspira, enquanto os livros não saem, e isso me ajuda a manter o foco no desenvolvimento da história. O lado bom de desenhar é que posso fazer tirinhas também e fazer os leitores matarem saudades dos personagens favoritos. Fiquei muito ansiosa ao participar da Bienal. Aquele frio na barriga misturado a uma vontade louca de conhecer gente bacana e trocar experiências. Acho que é de grande importância, até porque, antes era mais difícil um autor conseguir uma chance como essa. As oportunidades estão aumentando e precisamos aproveitá-las o quanto pudermos”.
E essa relação com o público é justamente o estímulo que Lúcia mais precisa e pelo qual trabalha. Tanto que a preocupação em não decepcionar os leitores é constante.
“Eu fico toda boba quando ganho desenhos e mensagens (sou chorona, admito…)”, concluiu. “Eles (os leitores) meio que me seguram quando me sinto triste ou desestimulada, me fazendo lembrar que devo terminar isso por gratidão a eles também. Nunca pensei em fazer nada colaborativo, mas talvez desenvolva alguns concursos. Quanto à cobrança, agora vem piorando, pois fará dois anos que comecei a publicação no Wattpad (outubro de 2015), mas a faculdade tem me embarreirado. Espero que não se decepcionem com minha demora”.
Não se preocupe, Lúcia!
SINOPSE DE “AIKA – LIVRO 1 – A CANÇÃO DOS CINCO”:
Gattai é um mundo fantástico assolado por estranhas catástrofes naturais e uma interminável guerra entre as raças que o habitam. Em meio ao caos, surge um guerreiro com asas de Fênix destinado a trazer o equilíbrio entre a natureza e suas criaturas. Porém, ele foi amaldiçoado por um terrível demônio que devora sua alma. A única pessoa que pode salvá-lo não pertence à Gattai, e sim ao nosso mundo: Aika Akatsuki dos Anjos, uma estudante japonesa mestiça, nascida no Brasil e grande fã de histórias de magia e fantasia. A jovem que enfrenta diariamente a dura rotina de estudos e discriminação por sua ascendência vê sua vida transformada com a descoberta da existência de Gattai e de seu grande ídolo. E para salvá-lo, ela terá que enfrentar seus medos, atravessar um portal mágico, lutar contra terríveis criaturas… tudo isso sem ser reprovada no ensino médio. Aika voará em dragões, aprenderá o que é realmente uma guerra e lutará para salvar o herói não apenas de grandes inimigos, mas de si mesmo.
Aika – A Canção dos Cinco é o primeiro livro de uma saga repleta de ação e magia, obra que alcançou milhares de leituras e se tornou destaque da categoria Fantasia na plataforma Wattpad. Um livro que joga com os clichés das histórias e apresenta personagens cativantes, além de ensinar valores como amizade, amor e perseverança.
Data de Lançamento: 07/10/2016
Gênero da obra: Fantasia/Y.A., Aventura
Formato da obra: Físico / Digital
Links:
http://www.facebook.com/aikasaga
http://www.facebook.com/aikasaga
http://www.facebook.com/lucialemosart
http://www.skoob.com.br/aika-a-cancao-dos-cinco-618080ed618683.html
http://www.instagram.com/lucialemosart/
2 Comentários
Thomaz Alves
Nossa! É tão legal ver autores que ousam fazer algo diferente, sem esmorecer. E pegando referencia em light-novels, um formato ainda tão novo e subestimado no Brasil, assim com nós fazemos. e de uma maneira linda!
Parabéns!
Vai Lendo
Exatamente, Thomaz!
Muito legal o trabalho dela, né? Aliás, de todos vocês!!
Que bom que gostou! =)
Beijos!