Um Cão Chamado Jimmy, de Rafael Mantesso | Resenha
‘Um Cão Chamado Jimmy’: a amizade de um homem e seu fiel companheiro em divertidas imagens
Nem sempre uma bela história de amizade é contada através das palavras. Em alguns casos, a fotografia pode substituir o texto e transmitir a mesma emoção ou, até mesmo, algo maior. Um Cão Chamado Jimmy, de Rafael Mantesso, publicado pela editora Intrínseca, é um desses exemplos que contagiam o leitor. O livro é uma compilação de imagens do famoso bull terrier que conquistou a internet: Jimmy Choo. Um sucesso explicado pela originalidade do trabalho, que mistura diferentes poses do cachorro em desenhos inusitados (e, por que não dizer, divertidos) e cheios de referências da cultura pop.
A ideia das fotos de Jimmy inseridas em desenhos surgiu com o final do casamento de Rafael Mantesso, como uma forma de suprir a melancolia. Após a ex-mulher sair do apartamento, levando todos os móveis, a sala ficou livre para o cão correr de um lado para outro. Foi aí que Rafael decidiu voltar a praticar um antigo hábito: o desenho, acrescendo diferentes poses do bull terrier. Assim, ele transformou o seu fiel companheiro em modelo para fotos bem-humoradas e postou na internet. Não demorou muito, Jimmy tornou-se um astro da web e do mundo da moda.
Já conhecia o trabalho do Mantesso na internet e achava, além de criativo, muito engraçado. Afinal, é um cachorro em poses inusitadas! Como não amar? No entanto, a organização de Um Cão Chamado Jimmy me trouxe emoções a mais, sentimentos quase nunca despertados apenas vendo as fotografias. Ali, está exposta uma bela relação de amizade e de confiança, algo que só percebe quem tem ou já teve um amigo de quatro patas. Lealdade. Observando mais atentamente as imagens é nítida a cumplicidade dos dois e, como o próprio Rafael salientou na obra, as vontades de Jimmy são sempre respeitadas.
Apesar de o livro ser composto basicamente por imagens, há intervenções escritas que ajudam a contextualizar certos fatos, como, por exemplo, a chegada de Jimmy e a separação de Rafael. Porém, continuo reafirmando que isso é apenas um suporte; a essência do livro, a amizade, está nas imagens. Na interação do fotógrafo com seu modelo.
Para os entendidos em fotografia (que não é o meu caso), o livro apresenta, no final, um making of no qual Mantesso fala do processo de construção dos cenários e de preparação das imagens. Como o que me interessa é contemplar as imagens de Jimmy, passei batido.
Com capa dura e acabamento impecável da editora Intrínseca, Um Cão Chamado Jimmy é aquele livro para deixar exposto na sala de casa, como objeto decorativo a ser visto por todos os visitantes que chegarem (não dá para ficar escondido na prateleira!). Uma arte com um “quê” de pop e divertida, mas, acima de tudo, uma bela história de amizade que precisa ser apreciada.
Saiba onde comprar:
Livraria Cultura – Livraria da Travessa – Livraria da Folha – Saraiva – Submarino