4 motivos para ler Orgulho, de Ibi Zoboi
No segundo dia da Flipop, quem fechou as mesas foi a autora Ibi Zoboi, autora haitiana finalista do National Book Award, nos Estados Unidos. Publicado pela HarperCollins Brasil, Orgulho fala sobre raça, classe, gentrificação no mundo de hoje.
A história de Orgulho foca em Zuri, uma jovem residente do bairro de Bushwick, que sofre com o processo de gentrificação. Justamente através dele, ela ganha um novo vizinho, Darius. Ela, afro-latina que divide um apartamento de um quarto com seus pais e quatro irmãs. Ele, um menino negro que se muda para a recém-renovada grande casa em frente com seu irmão e seus pais. O livro mostra um romance com inveja, ciúmes, críticas sociais e grande potencial para amar a leitura.
Nós separamos alguns motivos pelos quais vocês e a gente devemos ler Orgulho. Bora?
Baseado em Orgulho e Preconceito
A história de Zuri é fortemente baseada no clássico do século XIX da escritora inglesa Jane Austen. Orgulho é realmente um reconto, um remix desse favorito de muitos ao redor do mundo, adaptando as diferenças entre Elizabeth e Darcy para o Brooklyn atual com Zuri e Darcy.
Personagens negros como protagonistas
Para diversificar, atitude essencial, o protagonismo negro em Orgulho é um dos chamarizes. Ambos os jovens provêm de famílias negras que quebram os estereótipos. Comumente, a representação da comunidade negra é ligada ao mundo da criminalidade, da pobreza, das drogas. E Orgulho rompe exatamente isso.
Aumentar o nosso repertório de autoras mulheres negras
Uma das metas essenciais desse ano é aumentar o nosso apoio à comunidade negra e à sua causa antirracista. Dentre as possibilidades, ler mais autores negros é um movimento fundamental para incentivar a maior publicação deles no país. Além disso, uma fonte de ótimas histórias.
Saber mais sobre o processo de gentrificação
Um dos personagens de Orgulho é a própria gentrificação. Para quem não sabe, o processo de gentrificação corresponde à modernização de bairros históricos e mais pobres, elevando o valor imobiliário da área e, consequentemente, atraindo pessoas de maior poder econômico e expulsando as de menor. Se eu estiver errada, me corrijam, por favor. Assim, você vê o seu bairro se modificando, perdendo a identidade cultural e vendo muitos vizinhos ou a si próprios obrigados a sair dali por causa do aumento de aluguéis. Ler sobre os impactos desse processo em uma adolescente é bastante interessante.
Ficou interessado em Orgulho? A Ibi Zoboi promete ter arrasado nesse livro.
Título: Orgulho | Autora: Ibi Zoboi | Tradutor: Giu Alonsohttps://amzn.to/3euk2x1
| Editora: HarperCollins Brasil| Páginas: 272 | Compre o livro aqui: